Porto das Barcas, 13 - Parnaíba - PI - Ligue:(86) 3321-1969 -
E-mail: mbturismophb@hotmail.com
DELTA DO RIO PARNAÍBA, JERICOACOARA, LENÇÓIS MARANHENSES, SETE CIDADES. MB TURISMO - (86) 3321-1969 - 9 8858-7690 (OI) - 9 995109773 (TIM) - 9 9444-0042 (CLARO).

Personalize seu Roteiro

TÁBUAS DAS MARÉS   

 PARNAIBA-PI

Home  
Tarifário 
Reservas 
Cadastro 
Piauí
Parnaiba  
Delta
Busca  
Fotos
Litoral Piauí
Rio Parnaíba
Jericoacoara
Sete Cidades
Lençóis Maranhenses
Mapa Parnaiba
Mapa do Piauí
Mapa Lençois
Mapa Delta
Galeria Fotos
Hino do Piauí
Hino Nacional
Hino  Parnaiba
Lendas
Links Utilitários

PIAUÍ   Saiba mais......

Pacotes Rota das Emoções - Fortaleza Jericoacoara Delta do Parnaíba Lençóis Maranhenses São Luís

 

VEJA HISTORIA DE TERESINA CAPITAL DO PIAUÍ

 

  DELTA DO RIO PARNAIBAVEJA VIDEO DO DELTA DO PARNAÍBA

 

Piauí História e Geografia

O processo de ocupação do solo piauiense teve início na Segunda metade do século XVII. Paulistas, baianos e pernambucanos foram os primeiros desbravadores do imenso espaço habitado por inúmeras Nações indigínas.

Eles implantaram suas fazendas de gado numa terra conquistada palmo a palmo, a custo de sangrentas lutas. Como esta conquista se deu do sertão para o litoral, justamente ao contrario do que ocorrera nos demais Estados litorâneos brasileiros, o Piauí adquiriu um contorno geográfico irregular, estreito no litoral e alongando largo no interior.

A partir do ano de 1718 foi criada a capitânia de São José do Piauí, tendo como capital a Vila de Nossa Senhora da Vitória do Riacho da Mocha, a futura cidade de Oeiras. Na época  do Império, precisamente em 1852, a capital foi transferida para Teresina, localizada às margens do rio Parnaíba e especialmente fundada para ser a nova sede da Província. Essa transferência foi motivada por fatores de ordem geopolitica e econômica. Oeiras estava encravada em pleno sertão, sem meios de acesso e comunicação.

A morfologia da região piauiense caracteriza-se pelas baixas altitudes, apresentando vastos chapadões, planícies  e vales úmidos. As elevações são numerosas e recebem denominações regionais de serras, morros, chapadas e chapadões, apresentando-se sob formas de “Cuestas”e “Inselberg”. Tal fenômeno provoca o surgimento de formações geológicas monumentais e pitorescas, espalhadas por todo o Estado. Nosso ponto mais alto localiza-se na Chapadas das Mangabeiras, com 880m de altitude, no extremo sul do Estado.

SETE CIDADES

A vegetação do Piauí é caracterizada pela Caatinga e pelos Cerrados ou Agrestes, que ocupam quase toda a sua área. Existem, ainda regiões de mata densa e de cocais, onde predominam as palmeiras babaçu e carnaúba.

A rede hidrográfica piauiense é formada pelo rio Parnaíba constitui a grande marca ecológica da região. Com 1485km de extensão, serve de fronteira com o Maranhão e representa o traço divisório entre a caatinga do nordeste semi-árido e as terras úmidas e florestas equatoriais no norte Amazônico.

O litoral do Piauí tem 66km de extensão e é marcado por externas e ensolaradas praias, cercadas de dunas de areia branca e de lagoas de água doce. O delta do Parnaíba despeja suas águas no atlântico, abrindo um grandioso delta com cerca de 90 ilhas.

SERRA DA CAPIVARAO Piauí de hoje é o resultado dos diversos componentes de sua formação histórica, étnica, social e econômica, aliada fortemente a elementos físico-geográficos. Sua população reflete a participação dos estoques raciais brasileiros primitivo do branco, do negro e do índio, e a economia está centrada na atividade agro-pecuária. A marca profunda destes elementos básicos está na casa de taipa coberta de palha de babaçu, carnaúba ou buriti, e na fazenda de gado do sertão. Está na jangada do litoral, no carro-de-boi do sul do Estado, na casa-de-farinha das fazendas. Está na figura “euclidiana”do vaqueiro, que povoa o Piauí de norte a sul, na mulher que quebra o coco babaçu, no tirador de palha de carnaúba, na tecedeira de rede. Está nas danças e folguedos folclóricos, nas lendas e nas tradições populares. É todo esse universo cultural e paisagístico que o visitante vai encontrar no Piauí. Tudo muito simples e espontâneo, quase oculto no anonimato, mas, certamente, surpreenderá. Sim, o Piauí é uma surpresa fascinante de belezas e de hospitalidade ao  alcance dos olhos e do sentimento do turista.

Vídeo Hino do Piauí

 

 

Área de 252.378,5km2 (dados do IBGE, de dezembro de93)

 

Limites:

                    Norte:      Oceano atlântico

                Sul:          Bahia e Tocantins

                Leste:      Ceará e Pernambuco

                Oeste:      Maranhão

   

População (dados do IBGE, censo de 1991)LAGOA DO PORTINHO

                    Urbana:            1.367.184 hab.

                    Rural:               1.214.953 hab.

                    Total:               2.582.137 hab.

 

Clima:              Tropical com chuvas de verão.

 

Temperaturas:

                        Mínima:            15oC

                        Média:             26oC

                        Máxima:            38oC

 

Altitudes

O pico culminante do Piauí fica situado na Chapada das Mangabeiras, a 880metros acima do nível do mar. Para os que apreciam o clima serrano, sugere-se a cidade de Pedro II, localizada nas proximidades da Serra dos Matões, cuja altitude chega a 720 metros.

PIAUÍ   Saiba mais......

 ;Veja vídeo do Delta do Parnaiba: Destino Delta

2007
Delta do Rio Parnaiba

 

Home